"O livro a ler não é aquele que pensa por ti, mas aquele que te faz pensar." *

 



Para o teu contrato ou projeto individual de leitura, poderás, para além das orientações apresentadas pela tua professora de Português, recorrer ao aconselhamento da professora bibliotecária ou aos seus colaboradores.
Essa escolha permitir-te-á a escolha de livros interessantes, de autores importantes para a tua formação geral, enriquecendo o teu universo e auxiliando ao alargamento do vocabulário.
Também poderás propor, à tua professora de Português, algum livro que tenhas em casa e andes a ler. Isso irá ajudar-te a ganhares as competências leitoras mais adequadas para os futuros anos de escolaridade.
Alguns dos teus colegas já fizeram a escolha dos títulos que irão ler na pausa natalícia. A apresentação será faseada quando regressarem em janeiro e entregarão, na aula de Português, a respetiva ficha de leitura preenchida. Deste modo, para lá de melhorarem a prática de ler, irão igualmente praticar a expressão oral, a partir de tópicos registados no caderno, tendo um tempo definido para a divulgação em sala de aula, o que alarga a utilização dos domínios que de ti são esperados no final do 3.º ciclo, com recurso à expressão verbal.
A biblioteca escolar deseja-te, bem como aos teus colegas, boas leituras. Sabemos que algumas turmas já deram início a este desafio, enquadrado nas aprendizagens essenciais e no perfil do aluno do século XXI, no final da escolaridade obrigatória.
Aguardamos, da parte daqueles que já deram início ao trabalho, entusiasmo e vontade de continuar a conhecer novos mundos sem precisarem de sair do seu local preferido para uma viagem através das palavras. Convidamos os restantes a seguirem esta prática.
E, à semelhança de alguém que um dia afirmou: "temos um sonho". O nosso, entre outros dedicados à escola, é o de vermos alargada a comunidade de alunos leitores.


Créditos da imagem: © Anna Speshilova

* Harper Lee

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião.