Educação Literária, leitura integral de obras e a biblioteca escolar

 



Imagem:  Alyse


O  Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória orienta o docente de língua materna para a monitorização da leitura de textos integrais de extensão diversa. Os contos propostos no domínio da Educação Literária são facilmente lidos na totalidade em sala de aula, servindo como ponto de partida para os diferentes domínios de aprendizagem.

Relativamente aos romances, de maior extensão, a sua monitorização  ganhará em ser metodicamente planificada, pela impossibilidade de leitura integral em sala de aula, sob risco de serem descuradas as Aprendizagens essenciais de Português  nos seus diversos domínios. Poderá revestir-se de utilidade  o acompanhamento que passa pela definição de capítulos para leitura em casa e posterior aferição de conhecimentos na aula. Os recursos tecnológicos são, de igual modo,  facilitadores de estratégias pontuais de motivação, tais como excertos de filmes – desde que respeitada a obra literária – e de atividades de pré-leitura, entre outras, como incentivo à curiosidade leitora.

O recurso que é a biblioteca escolar, deverá ser valorizado e, quando alguma obra de leitura integral não se encontrar disponível em suficiente número de exemplares,  será benéfica a  comunicação  à professora responsável ou docentes auxiliares , a fim de se tentar colmatar a ausência de obras para estudo. Aquando da requisição e tendo em conta a faixa etária em que os alunos se integram, a fim de manter constante o número de exemplares que são património da biblioteca, deverão, os professores titulares da turma, responsabilizar-se pela sua requisição e devolução. Ficando a situação centralizada na autoridade do docente, poderão os professores e/ou funcionários da biblioteca canalizar os seus esforços em maior número de atividades culturais previstas nos documentos de referência e evitar-se-á o extravio de obras. Esta situação já é cumprida com sucesso pela maioria dos docentes de Português e passará a integrar o Regulamento da Biblioteca Escolar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião.