21 de março: Dia Mundial da Poesia - publicação de 22/3/2022

 


"Lendo Poesia" © Ilustração de Memoo

A primavera abre, no dia 21 de março,  com o "Dia Mundial da Poesia". No presente ano letivo, foi a data assinalada em diversas turmas da escola Dr. Rui Grácio. O início de algumas aulas de Português, ficou marcado pela leitura de poemas escolhidos pelos alunos que se voluntariaram e selecionaram títulos e autores a partilhar em sala de aula.

Sendo Portugal um país cujas primeiras manifestações literárias ascendem à Idade Média, com poesia - as cantigas em galego-português - , comemoramos com  particular ênfase uma data que se reveste de especial sentido no nosso país.

Algumas turmas de 7.º ano apreciaram a experiência da leitura expressiva de poetas como Miguel Torga, Eugénio de Andrade e Manuel António Pina.

Enquanto docentes, destacamos a importância de momentos, ao longo do ano, destinados à leitura enquanto fruição estética, estratégia conducente  ao gosto efetivo por literatura de qualidade.

Tem a disciplina de Português uma carga horária privilegiada e o presente século exige alunos  críticos, ativos e interventivos. Para tal, a abertura das aulas com momentos de leitura de textos de géneros diversificados, a anteceder as atividades de cada plano de aula, propicia uma atitude interventiva e de reflexão. O "Dia Mundial da Poesia", a par de outras datas consagradas à leitura literária, constituem momentos de eleição para o convite a este procedimento.

Celebrámos também o dia tendo em conta a chegada, ao longo do ano, de alunos oriundos do Brasil. Por isso mesmo, foi divulgado junto de algumas turmas o texto de Clarice Lispector, intitulado "Das vantagens de ser bobo" e que pode ser ouvido aqui . Possibilitando um interessante debate, as palavras da escritora levaram ao alargamento dos interesses culturais dos mais jovens,  com a referência ao pintor Marc Chagall, cuja obra era de muitos desconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião.