5 de maio: "Dia Mundial da Língua Portuguesa"

 






     Celebra-se hoje, dia 5 de maio, o “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura". Nesta data, os países do espaço lusófono procuram desenvolver atividades promotoras da Língua Portuguesa e da cultura lusófona pelo mundo. A data também é conhecida como “Dia da Cultura Lusófona”.

 

     As diversas cores da nossa língua são bem caracterizadas pelas palavras do escritor moçambicano Mia Couto, quando escreve:

 

     “Lembro a camponesa da Zambézia. Eu falo português corta-mato, dizia. Sim, isso que ela fazia é, afinal, trabalho de todos nós. Colocamos essoutro português - o nosso português - na travessia dos matos, fizemos que ele se descalçasse pelos atalhos da savana.
Nesse caminho lhe fomos somando colorações. Devolvemos cores que dela haviam sido desbotadas - o racionalismo trabalha que nem lixívia. Urge ainda adicionar-lhe músicas e enfeites, somar-lhe o volume da superstição e a graça da dança. É urgente recuperar brilhos antigos. Devolver a estrela ao planeta dormente.

 

     A propósito  Português falado com diversas entoações e diversidade lexical, não podemos deixar de destacar o orgulho da nossa identidade linguística citando, para tal, Bernardo Soares, heterónimo de Fernando Pessoa: 

 

"Não tenho sentimento nenhum político ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriótico. Minha pátria é a língua portuguesa". 

 

Fernando Pessoa, Livro do Desassossego

 

Partilhamos convosco o vídeo Dia Mundial da Língua Portuguesa - Uma língua, tanto para unir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião.